Somos uma Escola que…
Transforma o dia a dia das Pessoas

Nossas vidas, nossas tarefas, nossos planos sofreram e sofrem tamanha transformação que o exercício de repensar e reaprender é essencial. Por acreditar que, além de serem transformados pela realidade, os magistrados e os servidores do TJDFT são, também, agentes de transformação, a Escola de Formação Judiciária trabalha, dia após dia, para desenvolver, criar e ofertar soluções educacionais que capacitem e estimulem o corpo funcional desta Casa a realizar as entregas que garantam uma prestação jurisdicional de qualidade.

É a partir dessa reflexão que o presente relatório se constitui. A seguir, convidamos a todas e a todos a acompanharem os resultados das iniciativas desenvolvidas e executadas pela Escola no ano de 2019.

0
Ações Educacionais
0
Participações
0
Pessoas Capacitadas
0
Horas de Treinamento

No cumprimento de sua missão de proporcionar uma educação corporativa de excelência capaz de contribuir para a efetividade da justiça, a atuação da Escola percorre as diferentes modalidades de ensino (presencial, a distância e semipresencial), sendo elas de organização própria denominadas de “organização interna” ou, ainda, aquelas em que viabiliza a participação, mas que são ofertadas por outras instituições e, por isso, chamadas de “organização externa”.

As soluções educacionais de organização interna são realizadas no formato de turmas fechadas, ou seja, compostas, exclusivamente, por magistrados, servidores e integrantes da sociedade convidados pelo TJDFT. Por sua vez, as de organização externa correspondem às vagas em eventos promovidos por outras instituições públicas ou privadas em que os integrantes do Tribunal se inserem.

Soluções Educacionais por Modalidade e Organização

EaD

Presencial

Total

O grande número de soluções educacionais de organização externa é explicado pela contratação de licenças em uma plataforma digital. Trata-se de uma opção de educação voltada principalmente para tecnologia, design e negócios digitais e que tem apresentado resultados bastante positivos, o que fez com que a experiência iniciada em 2018 se prorrogasse. Uma única licença dá acesso a mais de 1000 cursos. 

Assim, das 369 soluções externas ofertadas em 2019, 221(60%) correspondem a capacitações realizadas nessa plataforma.

Resultados por Programas

Aperfeiçoamento Jurídico

Programa cuidadosamente elaborado para desenvolver o principal saber utilizado por magistrados e servidores na execução das atividades finalísticas do Tribunal. As ações que integram o escopo deste programa se propõem a captar o direito em movimento, sujeito a atualizações legislativas constantes, bem assim doutrinas e dogmáticas fundamentais.

Aperfeiçoamento Jurídico

90 ações

2.376 participações

1.320 pessoas capacitadas

1.560 horas de treinamento

4,69 índice de satisfação

Aperfeiçoamento Técnico Especializado

Neste Programa estão contempladas as ações educacionais voltadas para um público específico e que visam desenvolver ou aperfeiçoar os conhecimentos técnico-especializados exigidos nos diferentes ambientes organizacionais.

Aperfeiçoamento Técnico Especializado

123 ações

1.727 participações

1.131 pessoas capacitadas

2.777 horas de treinamento

4,59 índice de satisfação

Capacitação Contínua

Neste Programa, as ações educacionais tratam de temáticas que permeiam, indistintamente, diversas atividades realizadas no Tribunal e são utilizadas por magistrados e servidores de diferentes unidades.

Capacitação Contínua

81 ações

4.276 participações

2.639 pessoas capacitadas

1.157 horas de treinamento

4,54 índice de satisfação

Capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação

Programa destinado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências necessárias à manutenção, ao funcionamento e à modernização das atividades relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC.

Capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação

228 ações

831 participações

241 pessoas capacitadas

2.882 horas de treinamento

4,46 índice de satisfação

Cidadania Corporativa

Neste Programa estão agasalhadas ações educacionais voltadas à sensibilização, comprometimento e compreensão da missão, visão, valores organizacionais e para a atuação com responsabilidade social. Os conhecimentos desenvolvidos nesse programa envolvem aspectos de cidadania corporativa, a qual define um padrão de conduta ética e de respeito aos direitos humanos. Além disso, trabalha os conceitos de desenvolvimento sustentável, que buscam a preservação dos recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades.

Cidadania Corporativa

16 ações

490 participações

398 pessoas capacitadas

128 horas de treinamento

4,46 índice de satisfação

Educação Continuada para Líderes

Programa desenhado para magistrados e para servidores que ocupam função de natureza gerencial. Visa o desenvolvimento das competências daqueles que precisam dominar a arte de gerir pessoas, de liderar e de se posicionar estrategicamente frente aos desafios que, cotidianamente, se apresentam.

Educação Continuada para Líderes

38 ações

1.247 participações

735 pessoas capacitadas

509 horas de treinamento

4,66 índice de satisfação

Iniciação

Especialmente desenvolvido para atender às necessidades daqueles recém-empossados no Tribunal,o Programa de Iniciação atende a magistrados e servidores. Para estes, desenvolve atividades que tratam da realidade cartorária e administrativa com vistas à imediata aplicação dos conhecimentos abordados no ambiente de trabalho. Aos magistrados adota a grade curricular proposta pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, as recomendações do Conselho Nacional de Justiça, além de acolher as sugestões da Corregedoria.

Iniciação

2 ações

70 participações

62 pessoas capacitadas

118 horas de treinamento

4,75 índice de satisfação

Pós-Graduação

Programa delineado com o objetivo de proporcionar uma sólida formação teórica aliada à produção de conhecimento, desenvolvimento da capacidade criadora e da competência científica. Inclui ações de stricto e lato sensu.

Pós-Graduação

3 ações

3  participações

3  pessoas capacitadas

2.370 horas de treinamento

5,0 índice de satisfação

Reciclagem Anual de Seguranças

Programa elaborado com o intento de propiciar a formação e aperfeiçoamento dos servidores que exercem as atividades de segurança no âmbito do TJDFT.

Reciclagem Anual de Seguranças

15 ações

491 participações

364 pessoas capacitadas

422 horas de treinamento

4,51 índice de satisfação

TJDFT e Sociedade

Programa que objetiva promover uma integração do TJDFT com a sociedade, por meio da disseminação de conhecimentos e o intercâmbio de saberes e de práticas. Busca estender o processo educativo aos integrantes da sociedade e viabilizar espaço para reflexões, discussões e alternativas para questões atuais e/ou polêmicas.

TJDFT e Sociedade

10 ações

760 participações

235 pessoas capacitadas

422 horas de treinamento

4,64 índice de satisfação

Quem Transformamos?

O público da Escola de Formação Judiciária é formado por pessoas que possuem um alto grau de qualificação e estão, constantemente, em busca de conhecimentos. Atuamos para pessoas que entendem que essa busca é o que move cada um em direção ao novo e contribui para o alcance de conquistas individuais e organizacionais.

Somos uma Escola que…
Inova e Pensa no Futuro

Já há algum tempo se entende que inovação deve deixar de ser uma atividade esporádica dos governos e tornar-se sistêmica, de forma a torná-los prontos e capazes de enfrentar os desafios atuais e futuros. Com o Tribunal não poderia ser diferente. Os desafios da gestão comtemporânea passaram a exigir uma mobilização dos magistrados e servidores, na busca de alternativas capazes de melhorar o valor público da prestação jurisdicional e, ao mesmo tempo, promover impactos positivos na vida das pessoas.

A Escola,  ancorada na sua missão de “contribuir para a efetividade da justiça por meio de uma educação corporativa de excelência, disponibilizando aos magistrados e servidores espaços inovadores de aprendizagem que inspirem o auto e pleno desenvolvimento”,foi além. Em 2019, não apenas disponibilizou novas formas de acesso ao conhecimento e de interação que estimulam a aprendizagem individual e colaborativa, como investiu em ações voltadas ao desenvolvimento de uma cultura da inovação em todo o tribunal.

Somos uma Escola que…
Atua de forma Estratégica

A responsabilidade de capacitar e desenvolver os magistrados e servidores do TJDFT e de ser um dos canais de troca de conhecimentos entre este Tribunal e a sociedade é o que orienta o pensamento e o caminhar da Escola. Ciente da sua missão e destinada a promover a realização de sua visão, a Escola vem atuando, desde a sua criação, de maneira estratégica.

Essa atuação busca compreender a realidade do Tribunal e planejar suas ações de forma alinhada ao Planejamento Estratégico da Escola-PLEE a fim de atender às demandas institucionais. Assim, para além de um conjunto de objetivos, indicadores e metas, a Escola busca posicionar-se na dianteira de um processo de gestão que gere valor aos seus usuários.

Somos uma Escola que…
Conta com um Time que faz Diferença

Capacitar as pessoas e construir conhecimento que contribua para a efetividade da justiça é o que orienta o caminhar da Escola de Formação Judiciária. Sabendo que educação é uma tarefa coletiva, feita com pessoas, para pessoas e por pessoas, a Escola se orgulha de ter uma equipe competente, capacitada e comprometida.

Desembargador George Lopes Leite

Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária

Dr. Fabrício Castagna Lunardi

Arlete Rodrigues

Arlete Garcia Rodrigues

Secretária da Escola de Formação Judiciária

Ana Carolina
Ana Carolina Donati Quijada

Subsecretária da SUEPE

Célia Regina

Célia Regina Vasconcelos

Subsecretária da SUPLAN

Luana Andrada
Luana Pimenta de Andrada

Subsecretária da SUEDI

Vanessa Rezio
Vanessa Rezio Côrtes

Subsecretária da SUSEA

O cenário da educação passa por transformações constantes e radicais. Pensando nisso, a equipe da Escola realizou uma ação interna na qual provocou seus servidores a refletirem sobre como eles idealizavam a Escola em 5 anos.

 Ao longo de algumas semanas, os servidores foram convidados a preencher, livremente, um mural afixado nos corredores entre as unidades, expressando suas ideias a respeito do futuro da educação.

A ação culminou na realização de um debate que reuniu toda a equipe para discutir o tema, a partir de painéis conduzidos pelos próprios integrantes da Escola.

Loading...

Somos uma Escola que…
Entrega resultados consistentes ao longo dos anos

Nossa História

Olhar para o passado é um dos exercícios mais importantes para se construir um futuro promissor. Conhecendo a sua história e sabendo aonde quer chegar, a Escola exercita, ano a ano, essa reflexão, analisando seus resultados e planejando seus passos. Com os olhos mirando o porvir, olhar para trás e para os lados se mostra profundamente importante.

Loading...

Em 2019, Escola aumentou em 10% a realização de soluções educacionais em comparação ao ano anterior.

O aumento no número de ações em relação a 2018, correspondente a 10%, também teve reflexos no aumento de 46% do total de participações e de 28% no de capacitados. A aproximação com o seu público também é verificada no aumento da taxa de adesão aos cursos, atingindo 90% em 2019

Adesão

O índice de adesão das soluções educacionais é calculado a partir do número de vagas ofertadas por turma e do total de participantes da ação. O dado mostra se o planejamento em relação à oferta das vagas está de acordo com as expectativas dos seus usuários. A série histórica aponta para um crescimento constante, ano após ano, indicando que a Escola vem trilhando o caminho certo.

Índice de Satisfação

Uma das principais ferramentas de monitoramento dos resultados das soluções educacionais é a Avaliação de Reação. Em uma escala de 5 pontos, as soluções são avaliadas em diferentes variáveis. São consideradas ideais as soluções que obtiverem média superior a 4,50. Ao longo dos anos, a Escola vem apresentando soluções educacionais com índice de satisfação ideal, aprimorando-o continuamente desde 2016.

Participação da Sociedade

A Escola acredita que o intercâmbio com a sociedade é um aspecto que enriquece o processo de ensino-aprendizagem do TJDFT. Em 2019, o total de participações da sociedade em soluções educacionais voltou a crescer, somando 610 participantes. Em comparação aos anos anteriores, 2019 apresenta um número menor apenas em relação a 2015.

Soluções por modalidade

O número de soluções educacionais a distância foi multiplicado por mais de seis vezes entre 2017 e 2019. Nos dois últimos anos, além de um intenso investimento da Escola em tecnologia e na capacitação de docentes internos para produção de conteúdo e tutoria de cursos, a Escola também optou por inovar ao contratar uma plataforma que ofertou cursos EaD com qualidade e diversidade de conteúdo.

Participações por modalidade

Em 2019, a modalidade presencial registrou um aumento no número de participações explicado, principalmente, pela constância na realização de grandes eventos, com capacidade para até 190 participações. Para a modalidade a distância, cabe ressaltar que o número de participações do curso de nivelamento dos servidores do Poder Judiciário foi responsável por quase 46% das participações na modalidade Ead.

Instrutores internos em soluções EaD

Um grande diferencial da Escola é poder contar com docentes do Tribunal, que conhecem a realidade, as dificuldades e necessidades do seu quadro. Absorver esses talentos em soluções EaD é uma maneira de aproveitar os conhecimentos dos servidores e magistrados. Em 2019, o percentual de instrutores internos em soluções a distância (excluídos as sem tutoria) atingiu o seu maior patamar, totalizando 91%.

Resultados consistentes

Acompanhar os resultados e monitorar a percepção do público a respeito das soluções educacionais é uma prática da Escola. A sua filosofia é a de que os discentes estão no centro de tudo e, por isso, disponibiliza espaço para que eles demostrem suas satisfações e insatisfações, além de sugestões para atuações futuras da Escola. O instrumento utilizado nesse processo é a avaliação de reação, disponibilizado eletronicamente ao término dos eventos. Os dados coletados são insumos que retroalimentam o sistema de treinamento, ratificando práticas e apontando as melhorias necessárias.

0
Índice de Satisfação em 2019 (em uma escala de 1 a 5)

Avaliação de Reação

Somos uma Escola que…
Preza pela Transparência

Otimizar o uso dos recursos destinados à capacitação daqueles que compõem o quadro deste Tribunal é um desafio permanente. Com o advento das novas tecnologias, a Escola busca, cada vez mais, alternativas para diversificar e ampliar o alcance das soluções educacionais que oferta, para assim levar conhecimento a um maior número de pessoas, zelando pela eficiência do gasto público.

R$ 2.841.531,00. Este foi orçamento executado pela Escola em 2019. a Escola promoveu, ao todo, 606 soluções educacionais, desde grandes eventos presenciais até diferentes tipos de soluções de capacitação a distância, que incluíram a contratação de licenças em uma plataforma digital.

APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO
CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
APERFEIÇOAMENTO JURÍDICO
EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA LÍDERES
CAPACITAÇÃO CONTÍNUA
RECICLAGEM ANUAL PARA OS SEGURANÇAS
PÓS-GRADUAÇÃO
TJDFT E SOCIEDADE
INICIAÇÃO
CIDADANIA CORPORATIVA

Distribuição do Orçamento em Programas Educacionais

*Além dos valores apresentados no gráfico, foram destinados R$ 79.000,00 para aquisição de vídeos que compõem a videoteca da Escola.

Entenda melhor +

A análise do orçamento executado pela Escola sob, a ótica do tipo de instrutoria, revela que o quadro de docentes que atuou em 2019 está equilibrado entre os docentes externos (51%) e internos (46%). Destaca-se que, para a comparação, foram excluídas as soluções educacionais oriundas do Programa de Tecnologia da Informação e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação, considerando que nesses grupos encontram-se as capacitações com valores acima da média, o que é explicado pela natureza dos conhecimentos e especificidades das ações educacionais.

Orçamento Gasto por Tipo de Instrutoria

Tipo de Instrutoria Orçamento Participações Soluções Educacionais
Externa R$ 961.879,84 2895 86
Interna R$ 857.394,74 2930 133
Mista R$   48.949,22 704 10

O número de participações oriundas de capacitação dos diferentes tipos de instrutoria também se aproximaram percentualmente. Por outro lado, considerando o total de soluções educacionais, os instrutores internos, mesmo recebendo 46% do total orçamentário, conforme critérios elencados acima, foram responsáveis por 58% das ações educacionais, que tiveram qualquer gasto orçamentário, e pelo maior número de participações.

Instrutoria Interna:

Valorizando o Talento da Casa

Esses dados confirmam o benefício da instrutoria interna para o Tribunal em termos de economia de recursos. Acrescenta-se a essa economia a qualidade e possibilidade de customização dos conhecimentos, quando ministrados por servidores e magistrados que possuem vasta experiência sobre a realidade enfrentada pelos discentes que os ouvem.

R$ 485.842,13

(26% do orçamento)

4.784 participações

(42% de participações)

Soluções Educacionais
a Distância
R$ 1.382.381,67

(74% do orçamento)

6.653 participações

(58% de participações)

Soluções Educacionais
Presenciais

Lançando um olhar para o orçamento investido em educação a distância (ead), verifica-se que os recursos gastos para promover essa modalidade de capacitação resultaram em um alcance, proporcionalmente, maior em número de participações. Esse resultado é um reflexo dos investimentos iniciais realizados em produção de conteúdo pela própria Escola, a partir de 2017, que otimizaram a relação custo-benefício.

No ead, os cursos, uma vez desenvolvidos, podem ser ofertados diversas vezes, sem a necessidade de qualquer aporte financeiro para os autoinstrucionais ou exigindo, somente, o investimento em tutoria.