Em 2019, 321 soluções educacionais passaram pelo processo de avaliação de reação, com o objetivo de verificar os níveis de satisfação dos discentes em relação a um conjunto de critérios previamente definidos. Os resultados alcançados demonstram que a Escola tem ofertado uma educação corporativa de qualidade e que satisfaz os seus discentes.

A maior parte delas, em uma escala de 5 pontos, foram avaliadas em termos de satisfação do discente com a solução educacional no nível considerado ideal, ou seja, acima de 4,50 e somente 12 soluções ficaram abaixo de 4,00, sendo consideradas insatisfatórias.

% de soluções educacionais avaliadas por nível

O alto índice de satisfação com as soluções educacionais, considerado ideal, foi registrado tanto para o ensino presencial como a distância, apesar de no primeiro os resultados serem mais altos. A expertise da Escola no desenvolvimento de cursos no formato presencial, aliado a possíveis dificuldades de uso da tecnologia de alguns discentes podem estar associadas a esse resultado.

Medidas de avaliação de reação que merecem destaque

PRESENCIAL

Nº de soluções
Nível de satisfação com as soluções
Aquisição de novos conhecimentos
Compatibilidade dos objetivos da atividade com necessidades profissionais
Domínio do conteúdo pelo docente
Capacidade de comunicação pelo docente

EAD

Nº de soluções
Nível de satisfação com as soluções
Uso de linguagem de fácil compreensão
Disponibilidade dos tutores para o esclarecimento de dúvidas/questões
Domínio do conteúdo pelo tutor
Qualidade técnica das orientações prestadas pelos tutores

2019 foi um ano de experimentações para a Escola e monitorar o resultado das inovações é essencial. Nesse sentido, é possível afirmar que os novos formatos de educação disponibilizados como webinar, cursos autoinstrucionais e comunidades de Aprendizagem foram aprovadas pelo público. Comprovação empírica advém dos registros na avaliação de reação, de satisfação média acima de 4,50 com essas soluções, ratificando o caminho que está sendo trilhado.

A Escola orienta as suas energias para atender às necessidades de capacitação de forma a cativar o seu público. A ideia subjacente é a de oferecer soluções educacionais que surpreendam positivamente os discentes e, além de atender, possam, inclusive, superar as suas expectativas. A esse respeito, os resultados do ano em análise demonstram o alcance desse objetivo. Para 88% dos respondentes da avaliação de reação, as ações ofertadas estão de acordo com o esperado ou foram além das suas expectativas.

Para manter resultados tão positivos e com o objetivo de aperfeiçoar, constantemente, os mecanismos de busca e análise de insumos para o seu planejamento anual, a Escola inseriu uma questão nos instrumentos de avaliação de reação. Por meio dela, durante todo o ano, é possível sugerir conteúdos que poderão ser trabalhados em ações futuras para a melhoria do desempenho de magistrados e servidores do TJDFT. Essa abordagem está alinhada à diretriz de ter o seu usuário no centro do processo de capacitação e participante de suas várias etapas.

Comentários dos discentes reforçam a satisfação com as soluções educacionais ofertadas…

“ O curso superou minhas expectativas. Não conhecia a área de estudo explanada no curso. Fui surpreendida por essa nova forma de organização das rotinas e do trabalho. Tive muitos insights em relação a melhorias para o meu setor.”

Curso Gestão Ágil Na Formação De Times Do Poder Judiciário

“A palestra foi excelente. Acrescentou muito à minha carreira e à minha vida profissional.”

Palestra Tempo Pra Vida - O Uso Das Horas Naquilo Que De Fato Importa

“Gostaria apenas de comentar que o curso irá alavancar minha atuação profissional e certamente de o setor como um todo. A facilitadora é uma pessoa com um perfil único de humildade e extensa bagagem de conhecimentos teóricos e práticos. Uma pessoa sensacional! Parabéns a Escola de Formação Judiciária por propiciar uma capacitação de tão alto nível para os servidores e magistrados!”

Curso Facilitação De Processos Circulares

“Muitíssimo grata por ter tido a honra em participar de um curso tão estimulante e com uma visão prospectiva que certamente ajudará os servidores a melhorar o seu ambiente de trabalho.”

Curso A Gestão Dos Cartórios Cíveis Na Perspectiva Do Pje

“Quero parabenizar a Escola pela sequencia de palestras interessantes e enriquecedoras.”

Palestra: Por Pessoas, Para Pessoas - O Desafio De Se Alcançar Resultados Institucionais

“Sinceramente, uma das melhores e mais promissoras contratações do TJ, em especial no tocante aos frutos que advirão dessa ação, a exemplo da enorme economia a ser gerada e pela regulação no mercado.”

Curso Elaboração De Planilhas De Formação De Preços Para Contratação De Serviços De Mão De Obra

“ O curso foi maravilhoso. Professores excelentes, com domínio do conteúdo, atenciosos, dedicados. Foi um prazer participar do curso, e o aprendizado adquirido possibilitará melhoras significativas na condução do meu trabalho.”

Curso Qual Versão É A Verdadeira? (Psicologia Da Testemunha) E Iniciação/Análise Do Profiling Criminal