2019 foi o ano em que as Trilhas de Aprendizagem da área de Aquisições se firmaram como uma importante estratégia de organização da aprendizagem e do conhecimento. Foi nesse ano que equipes do STJ, ENAP, STF e Ministério Público do Estado de Goiás procuraram a Escola para conhecer o modelo e a experiência do TJDFT com a implantação das Trilhas. Tal reconhecimento demonstra que o caminho percorrido até o momento é visto como positivo e que, embora ainda haja muito a ser feito, a base de uma educação corporativa alinhada à estratégia do Tribunal e à gestão por competências já está consolidada.

Apesar dos temas relacionados à área de aquisições terem permanecido os mesmos de 2018, foi registrado um aumento de 20,5% no número de inscritos, comprovando que existe um interesse desse público em buscar a orientação das trilhas para o seu desenvolvimento profissional.

As soluções educacionais das trilhas de aprendizagem foram pensadas para beneficiar, com conteúdos atualizados e aplicados à área de aquisições, não apenas os trilheiros, mas quaisquer servidores que atuem com processos relacionados às temáticas abordadas ou tenham interesse em conhecê-las. Assim, em 2019, foram capacitados 241 servidores em pelo menos uma solução educacional das trilhas e registradas 984 participações.

O processo de monitoramento e implementação de ajustes reflete a melhoria contínua da capacitação ofertada. Quanto à satisfação dos trilheiros com as soluções educacionais, verificou-se um importante avanço, de um ano para o outro, em quase todos os itens mensurados na avaliação de reação, mas alguns ficaram mais evidentes, conforme demonstrado no quadro a seguir:

Itens 2018 2019
Abordagem de conteúdos atualizados 4,52 4,81
Carga horária 3,99 4,43
Cumprimento de horários 3,71 4,61
Pertinência dos conteúdos para o desempenho das suas atribuições 4,17 4,76
Utilização de exemplos de acordo com a realidade do TJDFT 4,43 4,82

A experiência aprendida em 2018 e uma genuína preocupação em atuar com foco no usuário levou a Escola a convidar os trilheiros para participar de uma oficina com a utilização da técnica World Café. Este encontro teve por objetivo ouvir, diretamente dos trilheiros, relatos sobre a experiência como usuários, bem como coletar sugestões para a melhoria do modelo, do ambiente virtual no qual as trilhas foram disponibilizadas e na estrutura até então ofertada. Em um segundo momento, por meio da técnica Lean Inception, foi realizada uma reunião com os servidores da Escola para construir uma proposta de atualização do modelo das trilhas de aprendizagem, que contemplasse as sugestões apresentadas pelos trilheiros, além de proposições de melhoria apresentadas por seus servidores.

O resultado subsidiou melhorias nas Trilhas de aquisições e ajustes no modelo, que serão implementados nas Trilhas de Liderança com previsão de lançamento para 2020.