Pelo segundo ano consecutivo, o quantitativo de soluções educacionais a distância (332), equivalente a 55% do total, superou o de ações presenciais.

A vigência do contrato de licença de cursos ofertados por uma plataforma digital se estendeu de 2018 até os primeiros seis meses de 2019, o que impactou, como no ano anterior, no total de soluções educacionais a distância sem tutoria. As 221 soluções realizadas nessa plataforma digital em 2019 contabilizaram 457 participações.

Participações na Modalidade EaD

As participações na modalidade a distância dividiram-se em três grandes grupos. Destaque para as soluções desenvolvidas ou adaptadas pela Escola que representam o maior quantitativo de participantes, conforme informado no gráfico ao lado.

A expansão da EaD é uma realidade que se vê nos mais variados contextos. No TJDFT não é diferente. Dos 10 programas educacionais existentes, 7 apresentaram em sua agenda soluções a distância. O Programa “Capacitação Contínua” foi o que registrou o maior número de participações (3.190). Por outro lado, o Programa “Capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação” foi o que contabilizou o maior quantitativo de cursos a distância realizados (187).

Para melhor aproveitar os benefícios do EaD, a Escola tem investido, de maneira crescente, em soluções educacionais desenvolvidas pelos talentos da Casa, sejam eles magistrados ou servidores, que buscam capacitar os discentes nas mais variadas temáticas, sempre focadas na realidade do TJDFT.

Soluções EaD desenvolvidas pela Escola

Analisando-se as soluções educacionais a distância sem a inclusão das turmas do curso de Nivelamento dos Servidores do Poder Judiciário, é possível verificar que 31% das participações concentram-se nos cursos relacionados no quadro.

Desses cursos, 3 são de autoinscrição (Regimento Interno do TJDFT e Provimento Geral da Corregedoria, Excelência no Atendimento e Ética, Moral e Disciplina na Administração Pública), ou seja, os discentes podem se inscrever a qualquer tempo e realizar as atividades sem a mediação do tutor.

O Curso Técnicas de Elaboração de Minutas de Sentenças Cíveis totalizou 150 participações na modalidade a distância e, em 2019, passou a ser ofertado na modalidade semipresencial somando mais 50 participações no ano. A inclusão de uma aula presencial no curso, decorrente da avaliação dos discentes, demonstra um processo de amadurecimento na oferta do curso, visando sua melhoria contínua.

Solução Educacional Participações
Curso PJE 361