Os resultados do ano demonstram que, excluindo as soluções educacionais ofertadas por meio da aquisição de licenças, 227 (59%) tiveram como participantes somente os servidores. Para os magistrados foram delineados 53 cursos (14%) e 83 ações (22%) recepcionaram os dois segmentos. Integrantes da sociedade estiveram presentes em seminários e palestras e nos 5 cursos direcionados exclusivamente para eles.
Proporção de Soluções Educacionais ofertadas por Público Alvo
EM 2019, 4.171 PESSOAS DA CASA FORAM CAPACITADAS
Ao todo, 55% do corpo funcional da Casa foi capacitado: 56% dos servidores e 48% dos magistrados estiveram presentes em pelo menos uma ação educacional ao longo do ano. Esse percentual reflete as participações de cada público considerando o total de servidores (7.186) e de magistrados (382).
Em média, cada pessoa capacitada, entre magistrados e servidores, participou de 2,7 soluções educacionais
Público | Total de Participações |
---|---|
Servidores | 11.232 |
Magistrados | 429 |
Sociedade | 610 |
Total | 12.271 |
Participações por Área de Atuação
Diversidade nos temas e Qualidade na oferta
Na perspectiva das temáticas abordadas nas soluções educacionais, nota-se que servidores e magistrados buscaram ações que trabalharam uma diversidade de temas tanto jurídicos como transversais, ou seja, aqueles que interessam a todos os públicos. Os dados, a seguir, demonstram um extrato dos conhecimentos que expressaram os maiores números de participações ao longo do ano. Ao olhar para os dados, verifica-se uma forte relação entre a natureza do trabalho realizado em cada área de atuação e as temáticas com maiores concentrações de participações.
Como a Escola capacitou os líderes do Tribunal?
Entendendo que gestores necessitam dominar os conhecimentos direcionados a sua atuação como líderes, a Escola oferta, desde a sua criação, o “Programa Educação Continuada para Líderes”. Ao longo do ano, 391 líderes, ou seja, 26% do total, foram capacitados em pelo menos uma solução educacional que abordou as diversas temáticas de liderança e que somaram 746 participações. Há que se esclarecer que, com uma perspectiva de futuro, a Escola incentiva a participação de possíveis sucessores nas ações do Programa e contabilizou 501 participações desse grupo.
Temáticas de Liderança com maiores participações de líderes
Temática | Participações |
---|---|
Comunicação, Gestão de Pessoas, Inovação, Relações Interpessoais | 24 |
Motivação | 39 |
Gestão Estratégica | 43 |
Gestão Estratégica, Gestão por Competências, Gestão de Pessoas | 51 |
Gestão de Processos | 55 |
Comunicação | 58 |
Gestão Cartorária | 61 |
Gestão do Conhecimento | 76 |
Gestão de Pessoas | 229 |
Lançando um olhar amplo para a capacitação de gestores que englobe, além dos temas de liderança, os conhecimentos técnicos e transversais, foram registradas 3.942 participações de gestores, titulares e substitutos, em ações educacionais nos diferentes programas ofertados pela Escola. Assim, dos 1.527 líderes do Tribunal, 68% foram capacitados em pelo menos uma solução educacional.
Coerente com os dados apresentados até o momento, os líderes que trabalham com tecnologia da informação são os que apresentam o maior percentual de participação em ações que desenvolveram os conhecimentos técnicos da sua área.
De relevo ressaltar a adesão às soluções que trabalharam a inovação, tendência de um mundo atual repleto de desafios.
10 temáticas com as maiores participações de líderes
Segurança |
Auditoria e Controle Interno |
Gestão do Conhecimento |
Comunicação |
Sistemas Informatizados |
Inovação |
Licitações e Contratos |
Gestão Estratégica |
Gestão de Pessoas |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
Teletrabalho e Capacitação
O teletrabalho é, atualmente, uma realidade bem-sucedida no Tribunal, que teve início no ano de 2015. Desde o princípio da implantação dessa modalidade de trabalho, e em atendimento à portaria do CNJ nº 227, de 15/06/2016, a Escola buscou capacitar os servidores que trabalham a distância, parcial ou integralmente.
Sobre os números +
Além de uma palestra e um workshop voltados especificamente para o público que realiza a modalidade de trabalho remoto, a Escola registrou, também, a alta frequência desse público em soluções educacionais em temas diversos ofertados a distância, reforçando a importância dessa modalidade educacional para esse público. Contudo, considera-se que as ações presenciais têm o papel de trazer os servidores fisicamente ao Tribunal, reforçando o sentimento de pertencimento organizacional.
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