Os resultados do ano demonstram que, excluindo as soluções educacionais ofertadas por meio da aquisição de licenças, 227 (59%) tiveram como participantes somente os servidores. Para os magistrados foram delineados 53 cursos (14%) e 83 ações (22%) recepcionaram os dois segmentos. Integrantes da sociedade estiveram presentes em seminários e palestras e nos 5 cursos direcionados exclusivamente para eles.

Proporção de Soluções Educacionais ofertadas por Público Alvo

EM 2019, 4.171 PESSOAS DA CASA FORAM CAPACITADAS

Ao todo, 55% do corpo funcional da Casa foi capacitado: 56% dos servidores e 48% dos magistrados estiveram presentes em pelo menos uma ação educacional ao longo do ano. Esse percentual reflete as participações de cada público considerando o total de servidores (7.186) e de magistrados (382).

Em média, cada pessoa capacitada, entre magistrados e servidores, participou de 2,7 soluções educacionais

Público Total de Participações
Servidores 11.232
Magistrados 429
Sociedade 610
Total 12.271

Participações por Área de Atuação

Entenda melhor +

Diversidade nos temas e Qualidade na oferta

Na perspectiva das temáticas abordadas nas soluções educacionais, nota-se que servidores e magistrados buscaram ações que trabalharam uma diversidade de temas tanto jurídicos como transversais, ou seja, aqueles que interessam a todos os públicos. Os dados, a seguir, demonstram um extrato dos conhecimentos que expressaram os maiores números de participações ao longo do ano. Ao olhar para os dados, verifica-se uma forte relação entre a natureza do trabalho realizado em cada área de atuação e as temáticas com maiores concentrações de participações.

Atendimento – 104

Direito Processual Civil – 297

Sistemas Informatizados – 490

Entenda melhor +

Como a Escola capacitou os líderes do Tribunal?

Entendendo que gestores necessitam dominar os conhecimentos direcionados a sua atuação como líderes, a Escola oferta, desde a sua criação, o “Programa Educação Continuada para Líderes”. Ao longo do ano, 391 líderes, ou seja, 26% do total, foram capacitados em pelo menos uma solução educacional que abordou as diversas temáticas de liderança e que somaram 746 participações. Há que se esclarecer que, com uma perspectiva de futuro, a Escola incentiva a participação de possíveis sucessores nas ações do Programa e contabilizou 501 participações desse grupo.

Temáticas de Liderança com maiores participações de líderes

Temática Participações
Comunicação, Gestão de Pessoas, Inovação, Relações Interpessoais 24
Motivação 39
Gestão Estratégica 43
Gestão Estratégica, Gestão por Competências, Gestão de Pessoas 51
Gestão de Processos 55
Comunicação 58
Gestão Cartorária 61
Gestão do Conhecimento 76
Gestão de Pessoas 229

Lançando um olhar amplo para a capacitação de gestores que englobe, além dos temas de liderança, os conhecimentos técnicos e transversais, foram registradas 3.942 participações de gestores, titulares e substitutos, em ações educacionais nos diferentes programas ofertados pela Escola. Assim, dos 1.527 líderes do Tribunal, 68% foram capacitados em pelo menos uma solução educacional.

Coerente com os dados apresentados até o momento, os líderes que trabalham com tecnologia da informação são os que apresentam o maior percentual de participação em ações que desenvolveram os conhecimentos técnicos da sua área.

De relevo ressaltar a adesão às soluções que trabalharam a inovação, tendência de um mundo atual repleto de desafios.

10 temáticas com as maiores participações de líderes

Auditoria e Controle Interno
Gestão do Conhecimento
Sistemas Informatizados
Inovação
Licitações e Contratos
Gestão Estratégica
Gestão de Pessoas
Tecnologia da Informação e Comunicação

Teletrabalho e Capacitação

O teletrabalho é, atualmente, uma realidade bem-sucedida no Tribunal, que teve início no ano de 2015. Desde o princípio da implantação dessa modalidade de trabalho, e em atendimento à portaria do CNJ nº 227, de 15/06/2016, a Escola buscou capacitar os servidores que trabalham a distância, parcial ou integralmente.

Sobre os números +

Além de uma palestra e um workshop voltados especificamente para o público que realiza a modalidade de trabalho remoto, a Escola registrou, também, a alta frequência desse público em soluções educacionais em temas diversos ofertados a distância, reforçando a importância dessa modalidade educacional para esse público. Contudo, considera-se que as ações presenciais têm o papel de trazer os servidores fisicamente ao Tribunal, reforçando o sentimento de pertencimento organizacional.

• CURSO A DISTÂNCIA NIVELAMENTO DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO

• PALESTRA SÓ QUEM VIVE O TELETRABALHO É QUE SABE…

• CURSO A DISTÂNCIA PJE

• CURSO A DISTÂNCIA REGIMENTO INTERNO DO TJDFT E PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA