PALESTRANTES E MODERADORES

Nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em 2002.
Foi Ouvidor Substituto do TJDFT, eleito para o cargo de Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do DF para o biênio 2014-2016, eleito para o cargo de Corregedor do TJDFT para o biênio 2016-2018, eleito para o cargo de Presidente do TJDFT para o biênio 2022-2024.

Des. Cruz Macedo

Presidente Do TJDFT

Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Especialista em Direito do Estado pela Universidade de Brasília e em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra, Portugal, com extensão universitária em Direito Internacional Público e Privado na Academia de Direito Internacional de Haia, na Holanda. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Membro fundador e ex-presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil. Acadêmico titular da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, ocupante da Cadeira nº XII do Colegiado Acadêmico de Ciências Jurídicas.

Des. Arnoldo Camanho

Desembargador do TJDFT 
Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas;
Especializado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas;
Secretário-Geral da Escola Nacional de Formação de Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM
Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, 2020/2022
Juiz Instrutor do Superior Tribunal de Justiça, 2021/2022
Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, 2018/2020
Representante do CNJ no Conselho Nacional de Direitos Humanos
Colaborador do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário-CNJ

JORSENILDO DOURADO DO NASCIMENTO

Secretário-Geral da Enfam

Juíza titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), nascida no Rio de Janeiro (RJ), formou-se em Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1994. Ingressou na magistratura fluminense em janeiro de 1998, por concurso de provas e títulos, e atuou nas comarcas de Macabu, Silva Jardim, Rio Bonito e Rio de Janeiro. 

Na Amaerj, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência em 2016 (até 2017), sendo reeleita para o biênio 2018-2019. Na AMB, também foi vice-presidente de Direitos Humanos no triênio 2011-2013. 

Atuou como coordenadora adjunta da pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos” realizada em conjunto pela AMB e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Integra o grupo de trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratar do cumprimento da Resolução CNJ 255/2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário 

Renata Gil de Alcantara Videira

Presidente da AMB

Natural do Rio de Janeiro, ingressou no TJDFT em 1993, como técnico judiciário. Em 2/2/96, tomou posse no cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do DF, sendo promovido a Juiz de Direito em 20/3/2000. Foi juiz eleitoral, juiz do Núcleo de Cooperação Judiciária, membro de Turma Recursal e ocupou o cargo deCoordenador-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT e de Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura do DF. Também integrou o Comitê de Priorização de 1º Grau de Jurisdição do CNJ e a Coordenação do Sistema dos Juizados Especiais do Distrito Federal, foi 1º Vice-Presidente da Amagis-DF e hoje é Juiz Assistente da Presidência do TJDFT e titular do 1º Juizado Cível de Brasília.

CARLOS ALBERTO MARTINS FILHO

Presidente da AMAGIS

Advogado criminalista. Tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

BETO SIMONETTI

Presidente da OAB Nacional

Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 4. Região, Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ, coordenadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias-CNJ, Mestranda em Direito na Enfam.

ANA AGUIAR

Juíza Auxiliar do CNJ e Gestora do DATAJUD

Professor & Associate Dean for Research and Faculty Development, George Mason University, Antonin Scalia Law School.

Nuno Garoupa

Professor da George Mason University

Tenured Professor of Procedural Law at the University of A Coruña (UDC), and Dean of the Law School. He is also Justice at the A Coruña Provincial Court and was Mayor of A Coruña between 2015 and 2019. In his research he has addressed issues like arbitration, mediation, criminal justice reform, popular prosecution, judicial cooperation, judicial organization, gender violence, enforcement proceedings, political parties outlawing, Justice and AI, and Consumers Rights in civil proceedings, etc.  

Professor Ferreiro is teaching at the English teaching program for undergraduate students, and also in the Master’s degree in Bar Law.  

Xulio Ferreiro Baamonde

Professor de Direito na Universidade da Coruña

Doutora em Direito pela Universidade da Coruña e diplomada em Criminologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente ela é professora de Direito Penal na Universidade da Coruña, Espanha, e professora adjunta na Queensland University of Technology em Brisbane, Austrália. Ela é autora de 12 monografias sobre uma variedade de assuntos (ofensas corporativas, responsabilidade criminal de líderes em estruturas hierárquicas, falso testemunho, associações ilegais, ofensas menores, fundamentos para levantamento de sentenças, multas) e de mais de 140 artigos em revistas de prestígio. Na Espanha, ela é membro permanente da Comissão Geral de Codificação, seção penal, e presidente da Agência de Investigação do Estado. 

Patricia Faraldo-Cabana

Professor de Direito na Universidade da Coruña

Bacharel em ciências jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especializado em Processo Civil pelo UniCeub.

CAIO BRUCOLI SEMBONGI

Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT

Licenciada (2008) e Mestre (2010) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Consultora de Política Legislativa (desde 2013) na Direção-Geral da Política de Justiça/Ministério da Justiça e Representante de Portugal junto da União Europeia e do Conselho da Europa nos grupos de proteção de dados pessoais. Foi designada Encarregada da Proteção de Dados do Ministério da Justiça (desde 2018). Presidente da Direção da APDPO Portugal (desde 2021).

INÊS OLIVEIRA

Encarregada da Proteção de Dados do Ministério da Justiça de Portugal

Pós-Doutorando em Anticorrupção pela Universidade de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília-UnB (2019). Professor de Direito Civil e Direito Público, Advogado e árbitro. Sócio de Tecnologia, Anticorrupção e Direito Público do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogado. Visiting Scholar na London School of Economics (2015). Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2010). Pós-Graduado em Direito Privado pela Università degli Studi di Camerino-Itália (2010). Foi Procurador do Estado de São Paulo perante o Supremo Tribunal Federal e assessor de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Membro da International Association of Privacy Professionals-IAPP, Membro da International Chamber of Commerce-ICC, Membro da London Court of International Arbitration-LCIA, Membro associado da Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française, Membro associado do Instituto de Direito Privado-IDP, Membro associado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direitos de Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados, Regulação na Internet, Anticorrupção, Democracia e representação.

THIAGO SOMBRA

Advogado

Juíza de Direito Substituta no TJDFT. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (2010), Pós-graduação “lato sensu” em Direito e Jurisdição pela Escola da Magistratura do Distrito Federal e a União Pioneira de Integração Social (2011) e mestrado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação, sublinha Regulação Social e Políticas Públicas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (2018).

Clarissa Menezes Vaz Masili

Juíza de Direito Substituta do TJDFT

Doutor em Ciências Sociais na Especialidade de Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa; Licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade NOVA de Lisboa; Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa; Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça, Ministério da Justiça de Portugal.

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia

Direção-Geral da Política de Justiça, Ministério da Justiça de Portugal

Assistente Convidada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutoranda em Ciências da Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Licenciada em Administração Pública e Mestre em Administração Pública, com especialidade em Administração da Justiça pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa.

Sandra Patrícia Marques Pereira

Filiação institucional: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Professor titular da Universidade de Brasília onde leciona nos cursos de graduação e de pós-graduação em administração. Realiza pesquisa sobre administração da justiça. Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutorado nas universidades de Montreal e de Lisboa. Pesquisador nível 1B do CNPq. Ex- coordenador da área de Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES, ex-presidente da ANPAD.

Tomás de Aquino Guimaraes

Professor da UNB

PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE, é um dos fundadores da Digital Strategy Company e do PORTO DIGITAL, onde preside o conselho de administração.o professoré membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE, TEMPEST. Engenheiro eletrônico pelo ita, mestre em informática pela ufpe  e phd em computação pela university of kent at canterbury, uk.

Silvio Meira

Professor Extaordinário da Cesar.school

Renato

Jurista na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários

Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. Presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ. Doutor e Mestre em Direito pela USP. Pós-doutorado em políticas públicas pela UNICAMP. Juíz de Direito e Professor do Curso de Mestrado da UNISA. 

Dr. RICHARD PAE KIM

Conselheiro do CNJ

Director-Adjunto da UNU-EGOV — theOperational Unit on Policy-drivenElectronic Governance of the United Nations University, é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Universidade do Minho, Portugal. A sua investigação é focada no desenvolvimento de estratégias para a governação digital, assim como em técnicas de modelação formal de sistemas complexos. Recentemente colaborou no desenvolvimento das Estratégias Nacionais para a Governação Digital em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Luís Soares Barbosa

Director-Adjunto da UNU-EGOV 

Doutor e Mestre em Direito pela UnB. Bacharel em Direito pela UFSM. Professor permanente do mestrado da Enfam. Líder do Grupo de Pesquisa “Gestão, Desempenho e Efetividade do Judiciário – GEJUD” (PPGD – ENFAM). Coordenador-Geral e professor da EjuDFT/TJDFT. Também é professor de diversas outras escolas judiciais e pós-graduações. Representante da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) na Europa, para fins de promover cooperação científica e acadêmica com instituições de ensino e escolas judiciais de países europeus e formar redes internacionais de pesquisa. Membro do Comitê de Apoio Técnico para criação de sistema virtual de gestão de gabinete de magistrados no CNJ. Foi juiz auxiliar da presidência do STJ e membro de GTs no CNJ e na ENFAM. Autor de mais de 20 livros na área de direito, gestão, inovação e sistemas de justiça.

FABRÍCIO CASTAGNA LUNARDI

Juiz de Direito do TJDFT, Professor do Mestrado da ENFAM e Líder do GEJUD

Augusto Cury é um médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro, famoso pelos seus livros na área de psicologia. É o autor da Teoria da Inteligência Multifocal. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo como o autor brasileiro mais lido da década de 2000.

Augusto Cury

Psiquiatra, Professor e Escritor

Doutor (2020) e Mestre (2005) em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. É professor do Instituto de Brasiliense de Direito Público – IDP.

Marília Garcia Guedes

Juíza Auxiliar da Primeira Vice Presidência do TJDFT

Doutor (2020) e Mestre (2005) em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. É professor do Instituto de Brasiliense de Direito Público – IDP.

Atalá Correia

Juiz do TJDFT

Eleita por unanimidade pelo pleno do Tribunal de Justiça para ocupar o cargo de desembargadora. Atuou como desembargadora eleitoral titular e substituta, no TRE/DF. Também foi ouvidora daquela corte eleitoral e coordenadora da Revista da Escola da Magistratura do Distrito Federal.

Maria Ivatônia

Desembargadora do TJDFT

Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília – UnB (2017). Juiz de Direito da Justiça do Distrito Federal (desde 2001). Juiz Auxiliar da Presidência do TRE/DF (2022 – atual). Juiz Auxiliar da Corregedoria do TJDFT (2020/2022; 2014/2016 e 2010/2012). Juiz Gestor de Metas do TJDFT (2020/2022; 2014/2016 e 2010/2012), período em que o Tribunal alcançou a premiação Tri-Diamante e primeiro Tribunal de Excelência do Brasil. Juiz Assistente da Presidência do TJDFT (2013/2014). Juiz da Propaganda Eleitoral – TRE/DF (2018). Juiz Titular do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília/DF (desde 2012). Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2006/2007). Estudos em nível de doutorado na Universidad de Buenos Aires e na Universidad del Museo Social Argentino (2007/2009). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes, UCAM (2004) e em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual Instituto Brasiliense de Ensino e Pesquisa, IBDP/IBEP (1997). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1996).

Pedro Yung-Tay

Juiz do TJDFT

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especializando em Direito Constitucional pela ABDConst, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), atualmente exercendo o cargo de juiz instrutor do Gabinete do Ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF), professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Distrito Federal, vice-presidente licenciado da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), co-fundador do Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros – ENAJUN  e do Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação – FONAJURD, co-criador do Projeto Falando Direito para educação em cidadania, Presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT, membro da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados para revisão da legislação antirracista, foi Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS-DF), nos biênios de 2016-2018 e 2018-2020

Fábio Esteves

Juiz do TJDFT

Pedagoga e mestre em educação pela UnB (2009). Bacharel em Direito pela Universidade Paulista, 2015. Analista Judiciário do TJDFT, onde exerce o cargo de Secretária da Escola de Formação Judiciária do TJDFT – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

Luana Pimenta

Secretária da EjuDFT