V Seminário Internacional

Gestão e Inovação
no Judiciário

Governança Digital em 

Tribunais Inteligentes

Palestrantes e Moderadores

Conheça um pouco mais sobre os renomados palestrantes deste evento, que vivenciam a matéria em pauta em suas respectivas áreas de atuação, e irão transmitir informações pertinentes ao público, visando o melhor atendimento e prestação de serviço à sociedade. 

Desembargador Cláudio Luís Braga Dell'Orto

Desembargador do TJRJ. Mestre em Direito. Professor da EMERJ. Coordenador de Direito Digital. Membro da Comissão de Inteligência Artificial do TJRJ.

Juíza Monize da Silva Freitas Marques

Juíza de Direito Coordenadora da Central Judicial do Idoso e do 2 Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Graduação em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Direito Processual Civil e Mestre em Gerontologia. Palestrante e conferencista na área de Direitos Humanos, no subtema Idoso e Envelhecimento e suas repercussões sociais e jurídicas. Presidente das Comissões técnicas do TJDFT que culminaram na publicação da Portaria que instituiu o Cadastro Eletrônico de Voluntários para o Exercício de Curatela – CEVEC e da Resolução sobre a Política de Gestão Intergeracional. Membro fundadora do Instituto Parentalidade Prateada. Autora de artigos sobre direitos do idoso e envelhecimento. Coordenadora do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça para estudos da Política Nacional Judicial de Atenção à Pessoa Idosa.

Luiz Fernando Sirotheau Serique Junior

Doutor em Engenharia Elétrica (2013), na subárea de Segurança de Redes; Mestre em Engenharia Elétrica (2006), na subárea de Telecomunicações; e Bacharel em Engenharia de Redes de
Comunicação (2002), todos pela Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB). Suas pesquisas acadêmicas se concentraram no aprimoramento da segurança de protocolos da Internet, utilizando técnicas de inteligência artificial, como deep learning e algoritmos genéticos. Servidor público no Poder Judiciário Federal desde 2008, atualmente ocupa o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Lidera projetos de inovação e transformação digital no órgão, promovendo a governança e a gestão ágil e empreendedora de TI. Docente no ensino superior desde 2007, ministra disciplinas sobre governança de TI, segurança cibernética, inteligência artificial e big data. Colabora com instituições de ensino e pesquisa, como a Faculdade de Tecnologia e Inovação – Senac/DF, a Escola de Formação Judiciária do TJDFT e a Universidade de Brasília.

Juiz Rodrigo Martins Faria

Mestre em Direito (ENFAM). Especialista em Direito Público (UNIDERP) e Inovação Judicial (ENFAM). Foi Juiz Auxiliar da Presidência (2022-2024) e Vice-Presidência (2020-2022) do TJMG. Idealizador e coordenador do laboratório de inovação do TJMG (UaiLab) desde sua criação. Cocriador do Centro de Inteligência do TJMG. Integrou o Centro de Inteligência do CNJ (2021-2023). Professor de pós-graduação, orientador de formação inicial e permanente de magistrados na EJEF/TJMG e ENFAM.

Juiz João Thiago Guerra

Magistrado no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (2003). Mestre em Direito e Poder Judiciário (PPGPD/Enfam/2022). MBA em Poder Judiciário e Sociedade (FGV/2016). Especialista em Direito Civil e Processual Civil (UCAM/2008). Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (2022/2023 e 2023/2025). Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do TJMT (2021/2022). Juiz Auxiliar da Presidência do TJMT (2015/2016 e 2017/2018).

Professor Ricardo Lopes Dinis Pedro

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mestre e doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é investigador do CIDP.  É autor de dez livros (três em coautoria) e mais de cinquenta artigos científicos; co-coordenador de cinco livros e co-fundador e membro do júri do Prêmio Jovem Talento Direito Administrativo (AAFDL).

Desembargadora Maria Ivatônia Barbosa dos Santos

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás – UCG. Especialização em Direito Constitucional Eleitoral pela Universidade de Brasília – UnB; Especialização em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília – UCB; Especializações em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Criminalística, Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Católica de Goiás – UCG.

Juíza Beatriz Fruet de Moraes​

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Juíza Auxiliar na Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ na gestão 2022-2024. Mestranda em Direito e Poder Judiciário na Enfam. Especialista em inovação pela Enfam.

Juíza Eunice Maria Batista Prado

Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Mestre em Direito e Poder Judiciário pela ENFAM e pesquisadora na área de Ética da Inteligência Artificial. Certificada em Ética da IA pela London School of Economics. Participou do Grupo de Trabalho nomeado pelo Conselho Nacional de Justiça para elaborar os estudos que embasaram a Resolução 332/2020.

Juiz Fábio Francisco Esteves

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), juiz de direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), atualmente exercendo o cargo de juiz instrutor do Gabinete do Ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF), professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Distrito Federal, ex-vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), co-fundador do Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros – ENAJUN e do Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação – FONAJURD, co-criador do Projeto Falando Direito para educação em cidadania, Presidente da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT, membro da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados para revisão da legislação antirracista, membro da Comissão para Promoção da Igualdade Racial no Processo Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, foi Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS-DF), nos biênios de 2016/2018 e 2018/2020.

Juíza Ana Lúcia Andrade de Aguiar

Juíza Federal da 4a. Região, mestre em Direito pela ENFAM, Juíza Auxiliar do Conselho Nacional de Justiça – coordenadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias

Regina Lúcia Nogueira

Neurocientista e Psicóloga, com Pós-Doutorado em Neurociência na UNESP. Doutorado e mestrado em Neurociência pela USP. Prêmio Internacional Institute of Scientific Information. Sócia-fundadora da Brain-Br.

Juiz Rodrigo Gonçalves de Souza

Juiz Federal na Seção Judiciária do Estado de Goiás. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília – UnB. Doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Ex-Defensor Público Federal.

Francesco Contini

Trabalha como diretor de pesquisa no Instituto de Informática Jurídica e Sistemas Judiciais do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. A sua investigação explora a evolução dos sistemas judiciais, centrando-se na transformação digital, nas inovações de gestão e na qualidade da justiça. Colabora com organizações internacionais para promover reformas judiciais na Europa, África e Ásia. e é frequentemente chamado para dar palestras em academias judiciais, universidades e conferências. https://cnr-it.academia.edu/FrancescoContini

Pesquisador Marco Velicogna

Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Direito Sistemas de Informática e Justiça do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, com mais de 20 anos de experiência em pesquisa. Seus estudos se concentram na área judicial administração, justiça electrônica, sistemas de informação de grande escala e sistemas judiciais reforma. Foi Perito Científico da Comissão para o Eficiência da Justiça do Conselho da Europa desde 2007. Colaborou com diversas outras instituições internacionais, como a ONU, OSCE e Banco Mundial, participando ativamente na justiça eletrônica e iniciativas de fortalecimento da justiça em toda a Europa, Ásia e África. Trabalha no e-CODEX (sistema de interoperabilidade da justiça eletrônica da UE) desde 2010.

Professora Elena Alina Onţanu

Professora Assistente de Direito Privado Global e Comparado na Universidade de Tilburg (Holanda) e membro do Conselho da Associação de Pesquisa em Administração de Justiça (jar-association.eu). Atuou como perita da Comissão Europeia e do Conselho Europeu – Comissão Europeia para a Eficiência da Justiça em diversas ocasiões. Os seus interesses de investigação centram-se em litígios transfronteiriços e resolução de litígios, digitalização de procedimentos, plataformas técnico-jurídicas, desenvolvimentos de IA para a justiça e qualidade da justiça.

Juiz José Luis Luvizetto Terra​

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2000). Mestrando pela ENFAM (2022). Atualmente é Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Juiz Formador (FOFO) pela ENFAM.

Juiz Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa

Juiz de Direito Auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís/MA e Membro Titular do Tribunal Regional Eleitoral/MA;
Coordenador da Secretaria Única Digital da Fazenda Pública da Comarca da Ilha de São Luís/MA;
Coordenador do Laboratório de Inovação do TRE-MA – TREMALab; Ex-Coordenador e fundador do ToadaLab – Laboratório de Inovação do TJMA
Professor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão;
Diretor de Informática da Associação dos Magistrados do Maranhão;
Ex-Membro do Comitê Nacional de Tecnologia da Informação e da Comunicação
do CNJ (2012-2014)

Verônica Ferreira Nascente

Pós-Graduada em Deep Learning – IGTI. Pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação – Fortium. Graduada em Engenharia de Computação – UFG. Trabalhou durante 14 anos com desenvolvimento de soluções web e desde 2019 atua com pesquisa, análise e desenvolvimento de soluções por meio do uso de Inteligência Artificial. Atualmente lidera diversos projetos do programa de transformação digital do TJDFT voltados para IA e BI.

Professor de Direito Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia

Doutor em Ciências Sociais (Especialidade em Administração Pública), Licenciado em Estatística e Gestão de Informação, Licenciado em Direito e Licenciado em Estudos Gerais (com Major em Estudos Jurídicos e Minor em Física). É Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Investigador Integrado do Instituto Jurídico, Vice-Presidente da Secção de Administração Pública da Sociedade de Geografia de Lisboa e Consultor de Planeamento Estratégico e Política Legislativa da Direção-Geral da Política de Justiça, do Ministério de Justiça de Portugal.

Juiz Fabrício Castagna Lunardi

Pós-Doutor em Direito pelo pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador Acadêmico e Professor do Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão, Desempenho e Efetividade do Judiciário (GEJUD). Juiz de Direito do TJDFT. Autor de mais de 30 (trinta) livros e 70 (sessenta) artigos científicos.

Luana Pimenta Andrada

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília, bacharel em Direito pela Universidade Paulista, graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Analista judiciário/TJDFT, na área de Pedagogia. Secretária da EjuDFT. Ampla atuação na coordenação escolar e educacional; Assessora pedagógica da Coordenação Nacional do Programa Nacional de Inclusão de Jovens/Projovem/Secretaria Especial da Presidência da República e formadora das Coordenações pedagógicas estaduais; Analista de Projetos de Pesquisa em Políticas Públicas Brasileiras/Finatec.

Professor Richard Susskind

Richard Susskind OBE KC (Hon) é o autor mais citado do mundo sobre o futuro dos serviços jurídicos. É presidente da Sociedade de Computadores e Direito. Atuou como consultor de tecnologia do Senhor Chefe de Justiça da Inglaterra e País de Gales. A sua principal área de especialização é o futuro dos serviços profissionais, e a forma como a IA e outras tecnologias estão a mudar o trabalho dos advogados. Assessora empresas profissionais líderes, departamentos jurídicos internos e governos e órgãos judiciários em todo o mundo. Na década de 1980, escreveu seu doutorado em IA e direito no Balliol College, Oxford. Autor de dez livros, incluindo The Future of Law, Tomorrow’s Lawyers, The Future of the Professions e Online Courts and the Future of Justice . Também contribuiu com mais de 150 colunas para o The Times. Em 2000, foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico por Sua Majestade a Rainha. Em 2022, foi anunciado que Sua Majestade o Rei aprovou a nomeação de Ricardo como Conselheiro Honorário do Rei.

Realização

Apoio

© 2021 All Rights Reserved.